NOTÍCIAS

Fique ligado por tudo que acontece, novidades, curiosidades e afins.

CATEGORIAS DE TIRO DESPORTIVO

ADMIN - 05/02/2018

O tiro desportivo é uma modalidade que exige, acima de tudo, um grande domínio intelectual e psicológico. Trata-se de um teste de precisão para os atletas.

Para um praticante de tiro desportivo é muito importante a perícia e precisão uma vez que as vitórias são decididas por questões de milímetros.

O responsável pela introdução da modalidade nas Olimpíadas foi Barão Pierre de Coubertin, também campeão francês de tiro com pistola. As categorias de tiro desportivo das Olimpíadas são Pistola, Carabina e Tiro ao prato.

A pistola é uma arma curta que apenas pode ser disparada com uma mão, contrariamente da carabina, que por ser uma arma comprida, requer o uso das duas mãos para efetuar o disparo.

Nestas competições, com carabinas e pistolas, os atletas disparam em alvos que podem ficar a uma distância de 10, 24 ou 50 metros. A área de maior pontuação é o centro do alvo. Para efetuar os disparos os atiradores ficam nas posições deitado, em pé ou de joelhos.

Na competição de tiro ao prato o objetivo é acertar o maior número de pratos possíveis. As peças podem atingir 88.5 km/h. Os pratos são feitos de barro, pesam até 105 g e podem ser das cores preta, laranja, branca, ou verde e amarela. Ao quebrar qualquer parte do prato, o tiro é considerado certo.

Os atiradores podem utilizar protetores de ouvido e óculos com lentes que, além de proteger os olhos, tem tecnologia que coloca o alvo em contraste com o resto do ambiente, permitem que o atleta controle a sua respiração e tenha mais estabilidade no momento do disparo.