NOTÍCIAS

Fique ligado por tudo que acontece, novidades, curiosidades e afins.

SEGURANÇA NO TIRO DESPORTIVO

MUNDILAR - 15/04/2018

 

As armas de pressão não devem, nunca, ser consideradas brinquedos. Trata-se de armas, principalmente as mais modernas, com molas fortes cujo disparo pode causar graves estragos. Nas seguintes linhas apresentamos algumas dicas de segurança que deve ter sempre em consideração, quer na prática de tiro desportivo quer noutra modalidade que implique a acondicionamento, transporte e uso de armas de pressão.

 

Em primeiro lugar, falaremos do acondicionamento da arma. Para máxima segurança é fundamental ter a arma sempre descarregada e travada. Esta deve ser guardada em bolsa própria e num local diferente daquele em que guarda as munições. É imprescindível que estes equipamentos sejam guardados longe do alcance das crianças.

Para maximizar a segurança, aconselhamos que retire a arma da mala apenas no local do tiro. Aqui, deve certificar-se de que nunca a aponta para pessoas ou animais. Um tiro acidental pode provocar ferimentos sérios. Por isso, outra regra de segurança importante é que garanta a proteção do local onde pratica da passagem inesperada de pessoas ou animais.

Outro aspeto a ter em conta é o próprio alvo. Verifique a sua espessura para garantir que o chumbo não o trespassa. A altura e largura do mesmo devem ser cuidadosamente verificadas para que não haja risco de falhar o alvo. Essas medidas são altamente preventivas na medida em que lhe permitem garantir que não haja tiros perdidos.

O uso de óculos de proteção é outra medida que deve considerar. Por vezes, principalmente em alvos mais duros há ricochete. Os óculos protegem os seus olhos  de chumbos que possam ricochetear.

Nunca se esqueça de controlar a direção do cano e manter o dedo fora do gatilho sempre que não esteja a fazer mira ao alvo. é importante manter sempre o cano a apontar para baixo mas a evitar os seus próprios pés.  

Certifique-se de que a arma está descarregada antes de proceder a qualquer limpeza.

Por fim, mas não menos importante, nunca utilize qualquer arma se estiver sob efeito de substâncias que diminuam a sua capacidade de percepção, tais como, álcool, drogas ou medicamentos. Isso pode leva-lo a descurar os procedimentos de segurança e incorrer em possíveis acidentes.